quarta-feira, 1 de abril de 2009

VIDA LOUCA, VIDA IMENSA


Essa é uma frase de uma das músicas de Cazuza que me identifico muito. Uma vida sem limites, uma vida baseada em sonhos e realizações, uma vida louca pela sua imensidão, uma vida louca, intensa.
Louca porque nem todos entendem; imensa porque nem todos conseguem medir. Se tiver alguém na face da Terra que ama a vida, esse alguém sou eu. Amo viver e sentir a vida pulsando dentro de mim, amo aproveitar aquilo que a vida pode me oferecer de melhor. É como um jogo, onde existem regras a serem seguidas se quiser ser o melhor e aproveitar o máximo dele. A vida é assim! Existem regras da própria vida, regras que o Criador fez para que obtivéssemos o melhor dela, vivêssemos com toda a plenitude.
Na plenitude de tudo o que chamamos de vida existem experiências e pessoas que passam por ela e deixam rastros e exemplos que fazem a gente sentir saudades. Você já teve a vontade de voltar no tempo e reviver cenas, conversar com aquela gente maravilhosa que só a presença dela lhe dava vontade de continuar vivendo, apesar dos pesares? Pois é, eu já tive. Aliás, tenho constantemente esse sonho de um dia voltar a ver velhos amigos, rir com eles, matar a saudade de parentes que ao mesmo tempo estão tão longe e tão pertos.
O segredo pra viver uma vida sem limites não existe. Tem gente que nasce com isso. Creio que é um dom! São pessoas atrevidas, provocativas e questionadoras. São verdadeiras ameaças ao status quo mórbido que a gente sempre vê por aí. São pessoas que fazem de suas próprias vidas um alvo fácil para críticas e ao mesmo tempo escudos que protegem aqueles que sonham. Na maioria dos casos, não são estudados e não se limitam aos diplomas, títulos ou reconhecimentos humanos. Não fogem da briga, não perdem tempo com migalhas e discussões fúteis e nem se satisfazem com qualquer coisa. São amantes da idéia de mudar o mundo e nunca se divorciam dela. São simplesmente diferentes e causam uma imaculada bagunça que acaba abrindo os olhos de uma humanidade frágil e regida por regras mortas e falidas.
Vida louca, vida imensa, vida intensa, vida breve. Muitas dessas pessoas só são reconhecidas quando elas caem. Há um ditado que diz que só se reconhece o tamanho de uma árvore quando ela tomba. Eles não buscam reconhecimento, não precisam de homenagens, não fazem questão dos aplausos e nem dos elogios; eles simplesmente são o que deveriam ser e o melhor elogio que eles poderiam receber vem de gente simples que são profunda e verdadeiramente afetadas por eles.
Gente que é herói de verdade. Seus super poderes são manifestos nas atitudes mais humanas possíveis. Um aperto de mão, um abraço, um beijo, um sorriso, uma palavra no pé do ouvido, tudo com profunda sinceridade e sem querer receber nada, absolutamente nada, em troca. Sentem saudade das pessoas e sempre se lembram delas não pelo que elas podem fazer ou oferecer, mas pelo que elas são.
Quero viver com gente assim. Quero andar com gente assim. Quero conhecer gente assim. Quero ser como essa gente. Gente de verdade que trata a gente com verdade. Heróis que nenhum escritor ou desenhista poderia pensar, porque eles já existem e estão no nosso meio. São padeiros, publicitários, engenheiros químicos, professores, policiais, advogados, psicólogos, diplomatas, mecânicos, fazendeiros, bancários, vendedores e tantas outras profissões; gente como nós. Só que eles têm um diferencial, não são mesquinhos, não vendem seus princípios por nada, não se vendem por cargos e nem por publicidade barata que fazem de pessoas verdadeiros monstros interesseiros.
Heróis que fazem com que a vida tenha mais um cheiro de ar puro. Heróis que fazem com que a vida de alguém tenha um significado de ser. Heróis que são o que dizem ser, que vivem o que pregam; que reconhecem suas fraquezas, que erram; que se deixam levar e são enganados pela malícia humana e satânica, que não conseguem se relacionar com alguém sem causar um impacto na vida desse alguém; que ainda acreditam que há alguma coisa de bom no homem e na mulher caídos, pois ambos são criados à imagem e semelhança de Deus. Essa imagem ainda está lá, ainda que distorcida e manchada pelo pecado, mas ela está lá. Está esperando o grande dia da redenção final.
Não posso me calar e deixar que essas pessoas passem despercebidas. Não posso me esquecer delas, não posso! São verdadeiros enviados de Deus nessa Terra descontrolada que acabam trazendo um pouco de ironia, paz e alegria ao coração atormentado de cada ser humano que anseia ser como esses heróis, que quer ter uma vida louca, uma vida imensa, uma vida intensa, uma vida marcante.

Nenhum comentário: