sexta-feira, 24 de abril de 2009

Testamento de um Pastor


Um dia desses pensei como seria um testamento de um pastor que não tem medo de falar a verdade sobre as coisas da vida e de como temos vivido cada minuto de nossa existência. O que ele deixaria como última mensagem para aqueles que seguiram, obrigados ou não, os ensinamentos e conselhos desse servo de Deus?
Creio eu que a primeira coisa que deva ser levado em consideração aqui é que não estou falando de ministros que acabaram no ministério na base do grito ou da pressão familiar ou da pressão da igreja local. Não! Estou falando de gente que sabe o que está fazendo e sente alegria por ser quem é e por pertencer ao hall dos escolhidos a dedo por Deus para estar fazendo a obra d’Ele aqui nesse mundo.

Imaginei como ele começaria! Talvez fosse mais ou menos assim:

“Querida e amada igreja;

Estou de partida dessa para melhor, pelo menos assim creio, e gostaria de deixar uma herança para todos vocês. Uma última mensagem que acompanhasse a vida de cada um. Primeiro, quero agradecer às pessoas que apoiaram meu ministério incondicionalmente. Estavam comigo mesmo quando errei e estavam comigo quando acertei. Nunca deixaram de estar ao meu lado mesmo em meio às lutas e privações. Minha família é muito grata a vocês também. Como minha esposa, que tem um nome, diga-se de passagem, recebeu tanto carinho e compreensão! Todos diziam orar por mim, mas vocês oraram por nós! Gente assim entra no céu sem pedir licença; o próprio Cristo abre as portas e faz entrar!

Quero deixar um abraço também àqueles que me amaram condicionalmente! Gente que esteve comigo até o momento que foi conveniente. Batiam nas minhas costas e diziam como nos amava, mas na primeira oportunidade de fugir e falar que não tinha nada a ver com aquele erro humano pastoral eram as primeiras a falar e criticar o nosso ministério. Até que minha esposa tinha me falado de vocês, mas a gente que é pastor tem um lado inocente, sabe? Um lado que não consegue ver tanta maldade onde existe tanta maldade. Um lado que alguns até chamam de bobo, mas na verdade o nome disso é compaixão excessiva. Dizem que tem gente que não sabe valorizar isso, e me parece que esse grupo de gente cabe muito bem aqui.

Agora tem um grupo que está jubiloso com minha promoção celestial! Esses são os conhecidos lobos disfarçados de ovelhas. Estão tão contentes que não sei o que vieram fazer aqui no meu ofício fúnebre. Deveriam estar em um churrasco ou num salão de festas celebrando a partida desse que eles chamavam de “ridículo, menino demais, metido, arrogante, bobinho, imaturo, etc”. Bom, até entendo que estejam aqui. Não tem mais ninguém pra falar mal, não é? Mas espera chegar o novo pastor. Aí vocês vão ter material de sobra, ainda mais se for novo. Dá para montar nele e manipulá-lo do jeito que vocês quiserem que ele seja! Só peço a Deus que Ele tenha misericórdia da vida de vocês, porque não vejo diferença nenhuma entre um assassino e um de vocês. Todos tiram a vida e o prazer de viver!

Agora tem gente que é família! Esses eu não abro mão de ser amigo e companheiro. Tenho até certa queda por essa gente. Cheguei a cometer erros por não chamar a atenção deles quando deveria, e não foram poucas as vezes! Mas o amor acabou falando mais alto nessas horas. Sei lá, sabe aquele sentimento de compreensão que você sabe que é mútuo e por isso acaba cedendo apenas por que entende a razão daquela pessoa ter errado. Acho que é assim também na convivência em outros níveis de amizades. Pai com o filho, amigo de escola com amigo de escola, amigo da igreja com o amigo da igreja. A gente não quer vê-lo mal, passando por uma situação vexatória e por isso acaba tentando consertar na intimidade. Mas sempre tem aquele membro da família que apela demais. Vai e faz aquela ruína na vida, não pensou antes de fazer! Nessa hora não tem jeito; o cajado precisou ser usado! E muitas vezes, eu e meus colegas pastores não somos compreendidos e somos julgados porque usamos da disciplina e ninguém entende que pastor é gente e tem sentimento.

Quero deixar claro que tive um carinho especial por todos, mas teve uns que eu tive que engolir goela abaixo. O que quero mostrar, gente, é que pastor também é humano e sente as mesmas coisas que vocês. As mesmas! A diferença é que ele passa a vida inteira pensando em vocês para não arrebentar com a fé e com a confiança que cada um de vocês tem nele em algum nível!

Todo bom pastor pensa em suas ovelhas e é capaz de dar a sua vida, saúde e bem-estar por amor de suas ovelhas. Tem pastor que não consegue pensar em si, ele só consegue pensar nos seus irmãos. Nem a esposa é tão valorizada; que é um erro, diga-se de passagem, mas é exatamente isso que ocorre.

Que a igreja agora, a partir desse dia em diante, possa valorizar mais e mais o pastor que tem e sua esposa e filhos. São pessoas-humanas como nós. Vão ao banheiro e fazem a mesma porcaria que todo mundo faz.

Acredito que essa mensagem possa despertar a igreja para uma realidade cada vez mais presente. Jesus está voltando e só aqueles que resistirem até o final poderão vê-Lo um dia face a face, e de brinde ainda me rever!

Ah, não poderia deixar de mencionar que meu carro, minha poupança, meu seguro de vida e todos os meus bens e órgãos vão para minha esposa e ninguém tem o direito de meter o bedelho naquilo que já deixei claro que não é de sua conta!

Até mais ver;

Pastor Fulano de tal.”

Não sei! Talvez pudesse ser assim! Talvez o tom fosse mais contido ou mais provocativo. Não sei! Só sei que a igreja é exatamente como seu pastor o é! Se a igreja não evangeliza muito, é porque não vêem em seu líder um evangelizador. Se a igreja não ora, é porque seu pastor não gosta muito de orar. Se a igreja não ama, é porque ela não amor no seu pastor. Se a igreja não é igreja é porque o seu pastor não é pastor!

Tenho certeza que se os pastores acordassem e tratassem sua igreja como se deve tratar, não teríamos tantos problemas como temos hoje. A começar da doutrina. Tem pastor que não sabe doutrinar, não sabe pregar ou discorrer sobre algum tema teológico. Pode ser um discurso simples, mas soube discorrer. Conheço pastores de igrejas pequenas que dão um banho de conhecimento em muitos pastores “todo-poderosos” que tem por aí.

Parece mais simples manipular e ditatoriar determinados comportamentos a ensinar o que de fato a Bíblia ensina sobre determinado tema e deixar a pessoa responsável por suas escolhas. Parece mais simples e é, mas traz conseqüências brutais e quase que incorrigíveis de gente carente de pão e carne que se contenta com o leite azedo que está sendo oferecido em seus púlpitos e escolas dominicais.

Quando a igreja for tratada como igreja e não com empresa, teremos gente como membros e não produtos a serem manipulados e o evangelho será vida ativa e não essa porcaria que estão vendendo e comprando nos botecos eclesiásticos.

Eu digo isso porque acredito no evangelho genuíno, puro e simples. Sem muita falação e discurso e muita ação e vida transbordando alegria e salvação. Sendo assim, tenho certeza que muitas dessas cartas nunca existiram, mas se continuar assim, muitas cartas como essa serão escritas. Que Deus nos livre de nós mesmos. Amém!

Nenhum comentário: