quarta-feira, 1 de abril de 2009

Faça a Revolução


Não preciso perder o meu tempo e nem o seu para apresentar o estado caótico em que o nosso mundo se encontra. Homens que parecem mais “lobos maus” que acabaram de sair dos contos de fadas correndo atrás de crianças e, literalmente, devorando-as e estraçalhando com os sonhos e perspectivas de uma mente ainda em formação e que não entendem o porquê de tamanha violência. Ficamos petrificados diante da televisão quando nos jornais aparecem casos onde a droga consegue enfim realizar o mais horrendo e brutal dos atos; assassinar a família, tornar filhos e pais em inimigos mortais.
Quantos de nós já não passamos pela experiência de enterrar um amigo ou um ente querido que, por razões que não valem a pena aqui comentar, perdem suas vidas na noite. Sabem a hora que vão sair, planejam o momento de voltar para casa, mas muitos não voltam, não deram tempo de dizer adeus, não pediram permissão para irem embora dessa forma; simplesmente foram e levaram consigo parte de nossa vida e coração.
O mundo em que vivemos está colocando a Igreja do Senhor na parede e insistem em nos perguntar: “Onde está o nosso Deus?”. Não pergunta como uma afronta, não demonstra incredulidade, está implorando que mostremos a ele que vale a pena acreditar em um Deus que tudo pode fazer para voltarmos a acreditar que dias melhores virão.
Diante desse apelo irresistível, o que temos feito? Nossos jovens estão negociando o inegociável, barganhando algo que não objeto de barganha, vendendo suas almas ao inferno novamente, trocando suas pérolas por comida de porco! Está na hora disso se transformar numa postura que mude o mundo! As pessoas estão cansadas de discursos. Observem as campanhas políticas, alguns dos sermões pastorais e artigos escritos nos jornais. Todos falam a mesma coisa: promessas que custam se realizar! Diante disso tenho uma proposta.
Proponho uma revolução em todo o sistema religioso que conhecemos hoje. Passemos a ser mais humanos e menos deuses! Gente que consegue sentir e chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram, mesmo que a alegria do outro me incomode a ponto de querer estar no lugar dele. Proponho que mudemos a motivação de todas as nossas atitudes. Chega de filantropia mútua! Façamos o bem sem olhar a quem! Voltemos a ouvir as palavras do Redentor quando diz que “não veja a mão esquerda o que a direita está fazendo!”.
Sejamos mais próximos dos outros que nos apóiam, mesmo que seja longe do colo deles. Que conheçamos o verdadeiro valor e o imenso poder que existe no perdão. Mas o perdão verdadeiro e não esse que vemos onde pessoas dizem que perdoam, mas na verdade querem camuflar e fazer um exercício mental, quase um mantra, para auto justificarem seu medo de encarar a verdade.
Onde está a geração dos “apaixonados” por Cristo? Não tenho nada contra as músicas que trazem essa forma poética de dizermos o quanto amamos nosso Deus, mas o problema não está na música trazer essa mensagem, mas nos cantores que passam para a igreja e para o mundo que tudo aquilo não passa de poesia e só isso. Não se verdade nos olhos das pessoas, não se enxerga mais sinceridade nas lágrimas que são derramadas após uma mensagem inspiradora. O que se vê são momentos de profunda emoção que não conseguem reverter em vida e prática daquilo que foi pregado. Choramos e somos sinceros em nosso choro e na nossa emoção, mas parece que as lágrimas apagam o fogo que o evangelho acendeu.
Proponho uma mudança radical na maneira que a gente encara a vida e as pessoas. Chega de julgar e de tomar o lugar que é somente do Pai Celestial. A cadeira de juiz tem dono! Proponho voltarmos a sermos servos, irmãos e nos contentar com a posição que nos foi confiada de mensageiros do Reino, de semeadores que saem a semear, de embaixadores do Reino, de despenseiros fiéis dos mistérios dos Céus e vamos deixar a função de Regente, de Rei, de Juiz, de Mestre, de Comandante, de Senhor do Universo a quem realmente é digno de tudo isso e muito mais!
Proponho sermos mais alegres e darmos mais risadas. O stress mata e não faz ninguém ser mais rico do que ninguém. Só deixa o ser humano, criado à imagem de Deus, com cara de quem acabou de sair de um encontro com o Diabo, totalmente desfigurado e sendo fantoche nas mãos de quem pensa que manda em alguém. Sejamos mais leves e mais flexíveis com os nossos irmãozinhos mais novos, mesmo que eles tenham vinte, trinta, quarenta ou até mesmo cinqüenta anos de igreja! Não entenderam ainda que o mingau é para quem está chegando, e não para os de longa data!
Proponho que sejamos mais leves! Não me refiro aqui em peso ou kilos ou Herbalifes e Forevers, mas sim no fato que Cristo está aqui para nos livrar das cargas pesadas da vida, Jesus faz um convite a todos os cansados, sobrecarregados, angustiados e deprimidos, gente assolada pela esquizofrenia religiosa e pela síndrome do pânico de conviver com regras humanas que nada tem a ver com a essência e a prática do evangelho puro e simples; um convite para a redenção completa do ser, onde a mente e todos os sentimentos se tornam cativos à vontade do Pai, mas esse cativeiro não tem nada a ver com o cativeiro que conhecemos, mas tem a ver com um cativeiro a céu aberto, sem algemas e sem precisar se esconder de nada e nem de ninguém.
Façamos uma revolução de vida e de essência! Olhemos para nós e vejamos se não faríamos as mesmas coisas que as pessoas com quem convivemos estão fazendo. O mesmo serve para entendermos os relacionamentos entre pai e filho, mãe e filha, marido e mulher, patrão e empregado e tantos outros. Será que suportaríamos com a mesma paciência as pressões que nós impomos às pessoas que se relacionam conosco? Vamos começar a viver algo que de fato mostre ao mundo que vale a pena estar vivo e poder se relacionar com pessoas, com seus defeitos e qualidades que, graças ao bom Deus, não são iguais a ninguém!
Proponho uma revolução, uma corrente que se estenda de norte a sul, de leste a oeste desse mundo perdido e sem rumo. Que sejamos a luz do mundo e o sal que dá gosto à vida, que possamos mostrar às pessoas como é ser filho de Deus e como isso vale a pena! Que Deus nos livre de nós mesmos e nos torne homens e mulheres, crianças, jovens e adolescentes mais humanos e que sejamos revolucionários da vida!

Nenhum comentário: