terça-feira, 26 de maio de 2009

Ilha ou Arquipélago?


Já faz um tempinho, eu assisti um dos melhores filmes de todos os tempos, na minha modesta opinião! O filme tratava de uma história real que aconteceu na década de 70 em uma região dos Estados Unidos ainda impregnada pelo segregacionismo, pelo racismo! Na cidade de Alexandria, no estado de West Virginia, três escolas decidem se fundam em uma só, mas uma delas era uma escola de negros e aí começam os conflitos com aqueles jovens. Como toda escola pública americana, havia um time de futebol americano que disputava campeonatos na região. Esse time chama-se Titans. A história do filme conta a trajetória desse time composto por brancos e negros. Uma trajetória vitoriosa graças à visão dos dois treinadores daquele time; um negro e um branco. É uma história inspiradora demais! O nome do filme é “Duelo de Titans”. Se puder, assista! Eu garanto a diversão e a inspiração!


O ponto aqui é o que esses rapazes fizeram no passado ecoou até os dias de hoje. O escritor do filme estava em uma barbearia quando ouviu falar do time. Ele pensou se tratar de um time atual, da década de 90, mas na verdade todos ali estavam ainda falando e comentando do impacto do time da década de 70! Do impacto na sociedade, dos títulos e da transformação que eles causaram na comunidade em um sentido mais amplo que nem eles mesmos poderiam sonhar! A união daqueles meninos mostrou a uma cidade, a um estado, a um país, e agora, ao mundo que não é fácil fazer a diferença, mas vale a pena!


Quero dizer com isso que não consigo mais dormir preocupado com certas coisas que têm acontecido em alguns lugares por onde tenho passado! A Igreja não conhece o poder e a autoridade que tem. Ela não tem noção do que pode realizar como aquela que é chamada de noiva de Cristo. Aliás, vale lembrar aqui que Igreja não se trata de pedras e concreto, não se trata do prédio e muito menos da instituição. Igreja na Bíblia se refere a cada um de nós. Somos templo do Espírito Santo, diz as Escrituras. Portanto, quando falarmos “Igreja” saiba que estamos nos referindo a nós mesmos e não a uma instituição ou lugar!


Quando vejo histórias de avivamentos, onde a Igreja se uniu em oração, em comunhão, buscando um só alvo, um só objetivo, sem ficar gastando tempo com grosserias e picuinhas, fico a sonhar comigo aqui e a me perguntar: “Por que não acontece de novo?”; e ou então: “O que está faltando?”. Temos a resposta na própria história. Eles se uniram. Fizeram a diferença juntos. Jovens e adolescentes, velhos e crianças, casados e solteiros, brancos e negros, pobres e ricos. Eles viram que a vida é muito curta para ficar perdendo tempo com besteiras e abriram mão de suas prioridades e de seus “achismos” e fizeram o que era necessário!


É claro que há no nosso meio pessoas e pessoas, com seus jeitos e peculiaridades. Mas vejo isso como uma prova da criatividade e de quão grande artista é nosso Deus. Com um singular toque de beleza e ternura, Ele nos quer ver unidos, juntos, como um só corpo! Não proponho nada novo aqui. Apenas que olhemos para dentro de nós e para fora de nós.


Chega das mesmas reclamações e dos mesmos problemas! Chega de ficar procurando sarna pra se coçar e chega das mesmas brigas! Vamos apresentar ao mundo uma maneira nova de viver, uma maneira nova de ser e de se relacionar, mesmo que seja com pessoas diferentes de nós. Chega de repartir aquilo que não temos e de apresentar um teatro de vida, onde nada é tão autêntico como uma maquiagem!


A história já nos provou que na força de muitos e na fé de muitos que a diferença é feita. É na verdade nos olhos que a gente consegue impactar aqueles que clamam por algo real e não mais fantasioso. Não importa a idade e nem a classe social, o que importa é que juntos podemos fazer mais pela nossa família, pela nossa escola, pela nossa vida, pela nossa igreja (instituição); dar mais sabor à vida e dar mais alegria para uma realidade que só conhece ódio, desespero e rancor.

Nenhum comentário: