segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O Último dos Humanos!


Existe algo latente na nossa realidade. Há um processo que começou a se acentuar na nossa sociedade onde mostra claramente que estamos chegando ao fim de todas as coisas. Hoje em dia certas notícias nos chocam; outras nos deixam perplexos; outras despertam discussões nos programas de TV e outras nos deixam com a cara no chão. E são através dessas notícias que conseguimos perceber como nós entramos em um processo doloroso e cruel de desumanização.

Não se ouve mais sobre perdão, mas ouvimos sobre guerras de traficantes e policiais, de pais e filhos, de patrões e empregados, de maridos e mulheres numa tortura para ambas as partes, porque todos na verdade só querem viver. Está se tornando difícil vermos manifestações de misericórdia nas nossas comunidades religiosas e nem mesmo temos tolerância nas faculdades. Nos programas de televisão acaba sendo um pouco duvidoso certas atitudes de carinho e de ajuda, chegamos a duvidar se tudo aquilo não é mais um show de má fé.

Não preciso gastar a sua paciência e nem das minhas palavras para enumerar aqui outros argumentos sobre como estamos nos desumanizando a cada minuto, a cada instante. Cristo havia previsto isso quando de maneira muito singela nos disse que nos últimos dias o amor se esfriaria, ou seja, a maior característica que nos faz sermos o que somos está no ponto de entrar na era glacial existencial.

Quando Deus nos criou, Ele nos fez à Sua imagem e semelhança, ou seja, se Deus é amor, assim também somos amor, ou pelo menos deveríamos ser. Há o detalhe claro do pecado em toda essa história, onde se mancha o que foi criado de forma bela. Na verdade, tudo começou quando o homem quis ser Deus; mais uma vez um indício de desumanização aí. Mas Deus mostra com seu Filho encarnado que é possível retornarmos aos mais primários passos para uma cura humana.

Acredito que você esteja cansado de tanta dor e de tanta angústia provocada por nós mesmos em pessoas que nem mereciam tanto assim tamanho castigo por algo que seríamos capazes de fazer igual ou pior. O propósito desse artigo é saber quem está ouvindo o chamado celestial para voltarmos à humanidade na mais bela e singela forma, na forma de uma criança.

Gostaria de saber quem ouvirá o chamado de ser talvez o último humano a ser conhecido na Terra. Aquele humano que erra demais, mas não se culpa, porque sabe que tem perdão logo ali. Aquele humano que ainda sente limitações por estar numa realidade cruel e injusta, mas mesmo assim teima em não perder a fé. Aquele humano que se desespera quando é atingido por tragédias, mas seus olhos se direcionam para o céu em busca de uma gota de esperança para não entrar em pânico e perder totalmente a razão. Aquele humano que sabe que sempre haverá razões e motivos para desistir, mas insiste em se levantar e saber que o chão não é seu lugar.

Alguém se habilita?

Nenhum comentário: