quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Quando As Coisas Não Funcionam da Maneira Como A Gente Quer!


Quando as coisas não funcionam da maneira como a gente quer, ficamos como que perdidos e completamente frustrados e achamos que Deus não está nem aí com nossa situação. Questionamos muitas vezes o que Deus estaria fazendo naquele exato momento; será que Ele não percebeu a maldade que estavam fazendo conosco? Será que Ele não é tão onipotente assim a ponto de nos livrar das mais diversas situações que nos embaraçam e nos envergonham?

Com certeza você já teve esse momento na sua vida onde a humilhação foi o grande acontecimento do dia, onde sua fraqueza foi exposta aos quatro cantos e agora todos sabem onde é seu ponto de vulnerabilidade. O pior não é apenas saberem da nossa fraqueza, mas usá-la, abusá-la ou controlá-la, manipulá-la!

Nem sempre as coisas vão acontecer do jeito que a gente quer. Elas muitas vezes têm maneiras estranhas para acontecer; estranhas, mas eficazes. Às vezes a gente quer ser o último ser na terra, ou melhor, nunca ter nascido; nunca ter conhecido essa ou aquela pessoa, nunca ter o conhecimento que a gente tem hoje. Às vezes a gente pensa em desistir de tudo, incluindo a vida como um todo. Chuta o balde e espera que seja o último dia.

Mas quando isso ocorre, eu me lembro de alguém que nunca desistiu sendo Ele quem era e passando pelo que Ele passou. Todos o abandonaram, inclusive seu círculo íntimo. No momento mais doloroso, onde acusações sem nexo foram ditas sobre Ele, o máximo que se ouvia d’Ele era um sussurro, o máximo que se via de Sua reação era uma lágrima e um sentimento, talvez, de gratidão por saber e ter a certeza de que muitos o seguiriam depois, mesmo que não acontecesse naquela hora, mas mais cedo ou mais tarde, isso aconteceria. E de fato aconteceu.

Ele não resistiu quando dos murros, das cusparadas em direção de seu rosto. Nunca havia feito nada de errado àquelas pessoas ali, muito pelo contrário, havia investido tempo, amor, poder e amizade. Muitos ali tinham sido impactados pela Sua mensagem e pelo Seu poder, tendo como prova um parente ou amigo curado ou até mesmo a si mesmo. Quando esteve diante das autoridades que podiam livrá-Lo da dor que sabia que O aguardava, não fez nada para aliviar, não manipulou situações, não negociou, não usou de poder ou de autoridade que Ele possuía, não quis controlar nada; apenas fez o que o Seu Pai quis: amou até o fim!

Quando as coisas não são do jeito que a gente acha que deveriam ser muitas coisas podem ser colocadas como razões explicativas para nos confortar, mas acredito que mesmo que as coisas não aconteçam da maneira como a gente quer, elas nunca vão fugir da vontade do Soberano Senhor. Podemos manipular, criar, dar um jeito, querer controlar, mas nada funciona com o Justo Juiz, onde tem tudo sobre controle, até mesmo aquilo que a gente acha que não.

Quando a erva não florescer, quando o galho não der a sua flor, quando o pânico atingir seu grau maior, quando a depressão atingir o ponto mais crítico, quando tudo parecer ir de mal a pior, quando apenas o que temos são as duas mãos vazias e os dois olhos cheios de lágrimas, nós devemos levantá-los para o céu e saber no fundo do coração, no fundo da alma, que no final tudo vai dar certo, mesmo que não seja do jeito que a gente quer.

Nenhum comentário: