domingo, 23 de agosto de 2009

O Outro Lado!


Sempre temos o outro lado de qualquer situação. Aprendi que todas as histórias têm três versões: a versão da esquerda, a versão da direita e a verdadeira. Mas na verdade, a sensibilidade de entender que todos nós temos nosso outro lado da história é conquistada com o tempo e com a disponibilidade de abrir nossos olhos para um mundo mais amplo do que nosso próprio umbigo.


Há um mundo de gente de que não sabe como é ter fome, não sabe o que é ter um filho querendo algo simples como uma fruta ou um doce e não ter o dinheiro para comprar e não tendo também oportunidade de trabalhar para conseguir essa grana. Mas também há um mundo de gente que sabe o que é passar por essas coisas e muitas outras que não citamos aqui por justamente não conhecer. Esse é o outro lado.


Vemos na tela na nossa televisão os seres humanos matando e se matando todos os dias, vemos mães e pais matando seus filhos e seus sonhos, vemos filhos matando seus pais em troca de um namoro ou de mais uma pedra de crack, vemos as favelas e os tiroteios que fazem parte de seu cotidiano, vemos muitas coisas que nos deixam perplexos e até mesmo sem entender o porquê dessa situação toda. A razão está no fato de que todas essas pessoas não conhecem o outro lado.
Elas não viveram nada além daquilo que está sendo visto por nós nos nossos televisores. Elas não experimentaram nada além de violência e morte. Muitas nem sabem que podem ter oportunidades e chances de mudar de vida e de realizar sonhos antes enterrados no passado. É muito fácil falar da violência e não ter práticas ações de incentivo à transformação de vida.


Isso é o que o Evangelho faz na vida do individuo; apresenta o outro lado da vida. Apresenta a oportunidade de ser aquilo que sempre a gente sonha ser; ou seja, gente decente que pode levar uma vida decente sem precisar apelar para medidas drásticas e desesperadoras. Não estou negando o mau existente no homem, mas estou dizendo que algo que eu creio ser a digna e suficiente solução para o homem moderno: a vida que o Evangelho apresenta.


Na vida há o outro lado e há uma oportunidade de encontrarmos uma maneira mais humana de se viver. O Evangelho mostra como podemos ser mais humildes e mais santos sendo mais próximos de Deus e de nós mesmos. O Evangelho mostra que podemos olhar a vida na ótica de Deus e não se decepcionar com isso. O Evangelho ensina que a vida é mais do que carne e sangue, é mais do que ouro e prata, é mais do que um beijo e um momento de prazer na noite; é alegria na dor, é ser surpreendido pela paz no meio do tormento. O Evangelho mostra que podemos experimentar um pouco daquilo que pode ser céu. O Evangelho mostra que há uma chance de vivermos bem sem maiores esforços e sacrifícios, pois o maior dos sacrifícios foi feito no Calvário onde o Filho de Deus mostrou ao mundo que há um outro lado, o lado da vida.

Nenhum comentário: