sexta-feira, 12 de junho de 2009

A Diferença que Faz Toda Diferença!


O que significa seguir Jesus? O que tem isso a ver com toda minha existência? Por que seguir Jesus faz diferença na minha vida? Essas e tantas outras perguntas têm invadido minha mente nesses últimos meses. Diante de tantas situações que a vida da gente coloca na nossa frente, que diferença faz o fato de sermos seguidores de Jesus? Será que o mundo entende que há uma diferença quando a gente diz que segue a Cristo?

Temos visto pessoas doentes emocional e espiritualmente. Pessoas como essa que está escrevendo esse artigo que muitas vezes estão doentes porque não se conformam com o atual andar da carruagem e querem experimentar algo totalmente diferente e significativo. Que faça com que a vida tenha um sentido muito mais amplo do que simplesmente viver.

Seguir Jesus para mim, diante do que a Bíblia me diz, vai além das quatro paredes de uma igreja e além de uma “Marcha para Jesus”. Seguir Jesus toca no que temos de mais precioso e de mais sério em toda nossa existência, ou seja, é um modo de vida. É mais do que ir a uma igreja e freqüentar reuniões religiosas e fazer orações e campanhas de oração; é experimentar um pouco daquilo que pode ser o céu e trazer essa realidade para a vida de quem não sabe nem o que é o céu.

Gente perdida em suas experiências de vida que, na sua esmagadora maioria, têm sido frustrantes e decepcionantes. Gente que quer acreditar em alguma coisa, mas não consegue enxergar absolutamente nada daquilo que tantas vezes tem escutado nos discursos, nos palanques e nos púlpitos. Pessoas desesperadas por heróis humanos que temem as circunstâncias da vida, mas vencem o medo de maneira que todos possam vencer também. Há um grito de ajuda por parte da humanidade e me parece que ninguém está escutando.

O convite a seguir Jesus é cumprir justamente esse chamado de atender ao desespero dessa gente. É correr na contra mão de tudo que está se oferecendo para mostrar que vale a pena acreditar em algo superior e mais nobre do que uma noite de prazer com uma pessoa desconhecida ou conhecida, maior e mais nobre do que desejar o mal a quem merece, mais forte e mais eterno do que ser mais um número da multidão.

Não posso me vender e muito menos vender aquilo que não é meu; o evangelho do Senhor. Vale a pena fazer parte daqueles que ainda mantém o que muitos já barganharam; honra! Não consigo olhar para Jesus e simplesmente vendê-lo e negociá-lo para agradar a mim mesmo e meus sentimentos movidos pelo pecado. Prefiro continuar a andar na contra mão de tudo o que se oferece e jamais negar o que a Bíblia me diz ser a verdade. Prefiro ir de peito aberto à guerra do que me esconder debaixo das sombras das meias verdades e meias justiças e meias políticas e meio caráter.

Não estou dizendo que não vamos errar, mas critico veementemente quem condena aquele que errou por quaisquer motivos. Todos nós; devemos ter isso gravado na mente e no coração; podemos cometer os mesmos erros, e até piores.

Que o Senhor nos ajude a sermos cristãos mais simples na nossa maneira de ser e de falar. Mais humanos no trato com outros seres humanos, sem sermos semi-deuses ou acharmos que somos alguma coisa ou que temos alguma coisa. Mais parecidos com o Senhor, pois isso é o puro e simples significado do que é seguir Jesus.

Nenhum comentário: