domingo, 31 de outubro de 2010

Arte e Artistas!


Quem nunca escutou a seguinte frase: “Você que é crente peca quando escuta música do mundo”? Eu escutei diversas vezes, inclusive já fui disciplinado porque fui a um show de música popular. “Onde já se viu”, me perguntavam, “um crente como você ir a esses encontros mundanos?”. Eu sou de onde? Desse mundo ou de Plutão? Será que minha mãe na verdade pertencia a uma comunidade de ETs que habitavam um dos anéis de Saturno e meu pai é um foragido da justiça da constelação de Antares? Claro que não. Bem, é claro que nem tudo que se canta e toca por aí é de boa qualidade, tem boa fama ou causa algum bem, mas não podemos também dizer que tudo que está aí é do capeta! Aliás, meus caros, muita coisa dita como “gospel” está mais para “bostel”!


Dias atrás mesmo fiquei meio que perdido quando escutei uma música, um funk, que dizia a seguinte frase: “Vou te comer!”. Não sei se era a dança do lobo mau, mas fiquei meio que escandalizado! Quer dizer que as cinco velocidades do famoso “créu” perderam força e agora o negócio é “comer” mesmo! Djavan que me desculpe, mas o “por dentro eu te devoro” de sua linda poesia está ficando muito tradicional! Chega de hinos poéticos, vamos entrar no “côro”!


Não precisamos ir longe. Nossas músicas, algumas, perderam seu verdadeiro valor de transmitir mensagens que fazem o nosso coração descansar, que fazem nossos olhos enxergarem esperança. Agora o negócio é ir “para esquerda, para direita, para frente e para trás”. Declarar que o Senhor é “Soberano sobre a terra, sobre os céus Tu és Senhor absoluto” é coisa do passado. É mais fácil dizer que “eu vou subir” muitas e muitas vezes até que eu entre em estado de Nirvana e suba mesmo!


Por outro lado, também não curto muito esse negócio bairrista de que só a música do cantor tal é que presta! Fica uma guerrinha de quem é melhor, de quem é mais poeta, de quem é mais. Esses Jihads da música gospel é que estragam com o verdadeiro sentido da música, que é comunicar as belezas do Senhor. Tem gente que entende o evangelho quando escuta Diante do Trono e tem gente que entende o evangelho escutando Stênio Marcius; claro que não há comparação entre eles. Lógico, são propostas diferentes, mas carregam dentro de si a vontade de cantar aquilo que acreditam!


Dizer que esse cantor ou aquela cantora não é de Deus passa a ser acusação séria. Ninguém que é humano pode chamar para si a responsabilidade de julgar quem quer que seja, pois a cadeira de Juiz já tem dono e está ocupada antes mesmo de existir mundo!


Meu convite é que aprendamos a curtir melhor a arte que Deus permite que seres humanos, abençoados com sua graça comum, acabam criando de uma forma belíssima. As artes estão aí para serem instrumentos de benção e de manifestações da presença de Deus aqui na Terra! Sejamos mais artistas, mais palhaços, mais malabaristas, mais compositores, mais poetas, e menos chatos, pelo amor de Deus!

2 comentários:

jefferson disse...

Cara, adorei o texto, me fez rir algumas vezes,e tudo. Muito bem escrito e com a leveza de um humor natural.

Esse tema religião não me agrada muito, é muito complexo e está além de tudo o que já se sabe.

Gostei do seu blog, realmente muito interessante, mas uma frase desse texto que me fez quase desistir de terminar de ler foi: "pois a cadeira de Juiz já tem dono e está ocupada antes mesmo de existir mundo!"

Bom, no mais não digo mais nada, mas se quiser manter contato, pode adicionar no msn? jeffersonsouza@live.com e, por favor, edita esse trecho depois pro meu e-mail não ficar exposto, ok? um grande abraço!

Diego Freitas disse...

Então pr. gostei gostei da opnião postada...
E tenho a minha, Acredito que Deus fez o homem capaz e livre para expressar seus sentimentos e pensamentos, Deus é tão bom que permite que isso ocorra em casos que isso não o agrada rsrs no caso creu (não acredito que Deus curta mto rs)
É claro temos que ter discernimento em ver o que esta sendo abordado na musica, texto ou qualquer expressão por ai, seja ela do meio cristão ou não afinal todos comem arroz com feijão rs então todos estão sujeitos a limitações e falhas. E é claro ainda existe algumas pessoas notáveis e que realmente expressão algo mais ligado a Deus.
Mas isso não quer dizer que expressão de uma pessoa parte diretamente do capeta, a casos mas em outros uai Deus fez o povo com cérebro, sentimentos etc então nada mais natural de eles produzirem algo.

Diego Freitas sou de uma IPB em Rio Preto estive na ultima noite em que vc esteve no acampamento lá...
Abração fica com Deus

diof@msn.com