É isso mesmo que você acabou de ler! Para mim, Deus sempre esteve no Big Brother Brasil. Apesar da idéia do jogo e de todas as tramas e brigas que acabam acontecendo por conta de tanto dinheiro, seres humanos nos dão uma demonstração incrível que muitas vezes o jogo pela busca do dinheiro é confundido com o jogo pela busca de vida.
Acabamos criticando determinadas situações do cotidiano dos participantes do BBB e nos deparamos com as mesmas situações, mas agora sendo cometidas por nós. Intrigas, fofocas, paqueras, a tensão entre amor e ódio nos relacionamentos, discussões; gente lidando com gente. A única diferença é que nem todos nos assistem e, assim, não enfrentamos os “paredões”. E se enfrentássemos, talvez fossemos sumariamente eliminados.
Deus está no BBB primordialmente porque Ele está em todos os lugares. Ele está essencialmente inteiro, não em partes, não para julgar e nem mesmo para condenar, mas está lá para também ser visto através de manifestações de Sua imagem e semelhança nos seres humanos que ali estão confinados. Os participantes conseguem enganar até certa altura do jogo, mas há momentos de tensão em que os sentimentos se afloram, o humano se revela superior ao jogador. E é exatamente aí que Deus mostra sua cara.
Perceba no dia da eliminação. Há uma mistura de choro e riso totalmente maluca. O que sai, sai chorando porque perdeu a grana, mas sai rindo porque está morrendo de saudade das pessoas aqui fora. Acontece a mesma coisa com aqueles que permanecem. Estão rindo e ao mesmo tempo sentindo muito pela saída de um amigo. Há outras ocasiões em que o eliminado é enxotado com gosto. Todo mundo gosta da saída daquele que armava, confundia e enganava.
Veja como esse jogo nada mais é do que um retrato daquilo que somos e esperamos. Torcemos pelo bom, pelo injustiçado, pelo valente mesmo em meio a muita conspiração e dificuldade. Esperamos pela eliminação do fofoqueiro, do falso, do chato. Parece um conto de fadas, uma novela, onde no fim o bem acaba vencendo.
Isso mostra que queremos que o chato, o fofoqueiro, o monstro que está confinado em nós seja eliminado o mais rápido possível, e isso é projetado no participante que é eliminado. Mas Deus está no BBB mostrando outra realidade.
No BBB a maioria é eliminada e um jogador apenas ganha. Com Deus no jogo, todos vão para o paredão, merecem ser eliminados porque são enganadores, fofoqueiros e chatos, mas Deus nos ensina a nos enxergar diferentemente a partir daquele que decidiu ser eliminado em nosso lugar: Jesus.